HFPX Joinville
+55 47 3029.0172

NRF BIG SHOW 2015: tendências tecnológicas para o varejo

Durante a NRF BIG SHOW 2015, maior feira de varejo do mundo, foram apresentadas ao setor diversas novidades tecnológicas que prometem revolucionar este mercado, que cresce a passos largos e deixa os especialistas otimistas.

As empresas que querem ganhar espaço no mercado precisam entender que, cada vez mais, os aplicativos serão usados como ferramentas de vendas. Com os dispositivos móveis, os consumidores podem explorar as lojas, conhecer melhor os produtos, comprar e até finalizar o pagamento. Além disso, já é possível receber cupons de desconto, promoções e ações de marketing direcionadas de acordo com o comportamento de cada cliente.

Como sempre estamos de olho no mercado estrangeiro. O varejo americano e mundial já utiliza uma parcela da verba de marketing para criar aplicativos de suas marcas, para que as lojas possam conhecer também os clientes e conversar diretamente com eles por meio de push messages. Com a tecnologia Beacons, é possível, por exemplo, saber se o cliente está dentro de alguma de suas lojas, em qual setor e quanto tempo ficou no estabelecimento. O objetivo de tais ferramentas é estar sempre próximo ao consumidor e ter o máximo de informações possíveis para tornar uma simples visita em vendas reais.

Ainda existe uma infinidade de soluções que podemos falar para alavancar ainda mais o varejo, mas um dos diferenciais da NRF, e que deve chegar no mercado real em pouco tempo, são as impressoras 3D. Já existem marcas que utilizam essa tecnologia para imprimir um fone de ouvido personalizado para a orelha do cliente, com base numa foto tirada pelo aplicativo da marca. O mesmo se aplica a óculos, onde será possível “fazer em 3D” na loja a haste do tamanho exato para sua cabeça. Ou seja, estamos rumo a era da personalização de mensagens e ações para conquistar de vez o consumidor.

*Hugo Fabiano Cordeiro, CEO da HFPX, participou novamente este ano da NRF com a comitiva da ABF.

Faça um comentário